sábado, 24 de outubro de 2009

ESCLARECIMENTO SOBRE NOTÍCIA DE ABERTURA DO NOVO CAPS

Pessoal, falo aqui como integrante da equipe do CAPS ad que está em fase de implantação.
A idéia é esclarecer sobre as notícias imprecisas veiculadas em jornal da cidade sobre a abertura do NOVO CAPS.

Nós, equipe do CAPS ad, composta até o momento por 5 pessoas ( 3 psis, 1 enf, 1 téc. em saúde mental) iniciamos os atendimentos na sede do CAPS ad Caminhos do Sol em 10 de agosto, iniciando um acolhimento e definindo agendas e atividades. As práticas com usuários foram se constituindo num contexto de qualificação dessa equipe de 5, onde estudamos, pensamos, praticamos a partir da proposta do que é um CAPS, da Política do MS para usuários de alcool e outras drogas, do referencial da Redução de Danos, da política Nacional de humanizaçõa ( acolhimento, clinica ampliada, plano terapeutico singular, produçaõ de redes, co-gestão...)
Ao mesmo tempo que estudamos, estamos experenciando essas noções na prática, com os usuários e com a Rede...

Depois de um mês e meio, apesar de reduzida, nossa equipe ganhou uma consistência e nos sentimos seguros de propor à gestão da SMS nossa ida para casa, proposta que foi bem acolhida. Sem o restante da equipe e sem móveis. Nos movimentamos pra conseguir algumas cadeiras que são as que estamos utilizando. Em torno de 20 cadeiras. A idéia é poder atender melhor os nossos usuários e dar visibilidade ao que fazemos e a essa demanda do município.

Assim, no momento, estamos em fase de implantação do serviço, definindo atividades de acordo com nossa possibilidades.

Já é um ganho à saúde de Santa Maria, mas para transformar o serviço em CAPS, com registro no MS, equipe mínima, atendimento intensivo, semi intensivo, não intensivo, falta bastante coisas. Contudo, estamos cientes que estamos construindo um caminho interessante.

Enfim, estamos avançando, com certeza. Além de irmos à casa, de a equipe estar ciente de sua proposta, nesse fim de semana saiu edital chamando mais pessoas para comporem a equipe.


Abraços

Douglas

2 comentários:

Anônimo disse...

Estamos torcendo que tudo dê certo! Contudo acho muito errada a atitude da gestão em divulgar esta notícia e gerar demanda para um CAPS em fase de estruturação. Sabemos que com poucos funcionários e infraestrtura mínima o trabalho torna-se bastante dificultoso!! Vamos "rezando" para que os profissionais chamados assumam!! E que a gestão passe a dar mais atenção aos serviços de saúde mental para que possam ter o mínimo necessário, previsto pela portaria do Ministério da Saúde.

Angela disse...

Boa Sorte para a nova equipe!
Pela experiência na abertura do CAPSi sei como é difícil iniciar um serviço sem ter tudo que é necessário, mas quem tem, né?
Espero que logo consigam ter o todo necessário! Abraços,

Angela.