sexta-feira, 27 de novembro de 2009

IMPORTANTÍSSIMO - EDITAL PARA COMPRA DE MATERIAIS PERMANENTES AOS CAPS

Pessoal, postei abaixo a informação que recebi via e-mail sobre portaria que financia a compra da equipamentos aos nossos Serviços.


Como não existe cadastrado no Ministério da Saúde, o CAPS ad que está em formação possivelmente não possa solicitar nada. Contudo, aos outros CAPS há essa oportunidade e acho importante irmos atrás.


Claro, temos que buscar o apoio da Gestão Municipal e alguem competente da gestão central que se implique com isso. Ao trabalho.


Abaixo, a mensagem eletronica circular enviada pela coordenação nacional de saúde mental.
Abraços
Douglas

MINISTÉRIO DA SAÚDE

SECRETARIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE

DEPARTAMENTO DE AÇÕES PROGRAMÁTICAS ESTRATÉGICAS

AREA TÉCNICA DE SAÚDE MENTAL





Mensagem Eletrônica Circular nº 49/2009 Brasília, 20 de novembro de 2009





Para: Coordenadores Estaduais de Saúde Mental

Coordenadores Municipais de Saúde Mental



Assunto: Repasse Fundo a Fundo de Recursos federais destinados a aquisição de equipamentos e material permanente.



Prezados (as) Coordenadores (as),

Viemos através desta informar-lhes sobre a publicação da Portaria/GM nº 2198 de 17 de setembro de 2009, que dispõe sobre a transferência fundo a fundo de recursos federais a Estados, Distrito Federal e Municípios, destinados à aquisição de equipamentos e material permanente para o Programa de Atenção Básica de Saúde e da Assistência Ambulatorial e Hospitalar Especializada. Só poderão ser apoiadas propostas que beneficiem “bens próprios” das prefeituras municipais e dos governos estaduais.

Tal repasse ocorrerá de forma automática, do Fundo Nacional de Saúde para os Fundos de Saúde Estaduais, Municipais e do Distrito Federal. Para se inscrever os Estados, Municípios e Distrito Federal deverão adquirir uma senha para cadastrar projetos no Fundo Estadual/Municipal de Saúde, fornecida pelo FNS. Maiores informação podem ser adquiridas na DICON local. O cadastro é feito pelo site do FNS.

A Portaria não estipula valor máximo nem mínimo, porém, sugere-se que os proponentes façam pesquisa de mercado antes de inserirem as propostas.

É necessário ainda, que os Estado/Municípios façam as propostas pela ação 10.302.1220.8535 – Estruturação de Unidades de Atenção de Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar.

Segue listagem de alguns dos itens que poderão ser de utilidade nos serviços de saúde mental e que estão incluídos na lista de equipamentos médico-hospitalares, matérias permanentes e unidades móveis de saúde relacionados no sítio www.saude.gov.br, menu profissional gestor, campo aquisição de equipamentos: Antena Wirelles; Aparelho de Ar Condicionada; Aparelho para DVD, Aparelho Telefônico; Aparelho Televisor; Aquecedor; Aquecedor Portátil de Ambiente; Armário; Armário Suspenso; Armário Vitrine; Arquivo; Aspirador Portátil; Balança; Balcão de Atendimento com armário e espaço para computador e impressora; Bancada com Cuba e Armário; Banqueta Giratória; Batedeira; Bebedouro; Bicicleta para Exercícios; Cadeira; Cafeteira Elétrica; Cama; Cama tipo Beliche; Carro para limpeza; Centrífuga; Computador; Copiadora; Eletroencefalógrafo; Escrivaninha; Estante; Formo de Microondas; Freezer; Gabinete; Geladeira Refrigerador; Gravador Digital; Guarda Roupa; Impressora; Liquidificador; Lixeira; Máquina de Lavar Roupas; Mesa; Mesa de Escritório; Mesa de Reunião; Mesa para Consultório; Mesa para Refeições; Mesa para Consultório; Projetor de Slides; Projetor Multimídea (Data Show); Quadro Branco; Quadro de Avisos; Relógio de Paredes; Roteador; Scannes; Sofá; Suporte para Televisão; Ventilador de Teto.








quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Sugestão de Livro para trabalho com DQ

OLÁ PESSOAL, ESTAVA DANDO UMA OLHADA PELA INTERNET E ACHEI INTERESSANTE A SUGESTÃO, DADO A ESCASSEZ DE REFERENCIAS NESSA ÁREA. ATÉ MAIS, LIONARA.

Dinâmicas de Grupo: Aplicadas no Tratamento da Dependência Química
SINOPSE
A motivação que proporcionou a elaboração deste manual reside em um pedido de vários profissionais, alunos e estagiários que solicitavam dinâmicas de grupo que eram realizadas nas sessões grupais para tratamento de dependentes químicos. Este manual visa principalmente à utilização e aplicação da técnica dinâmica de grupo, adaptada a uma realidade bastante específica que é a dependência química que, por si só, estabelece a necessidade de um olhar que contemple sua abrangência. A utilidade da leitura deste livro consiste em adquirir um conjunto de ferramentas práticas para os profissionais que trabalham com dinâmicas de grupo no tratamento da dependência química e que acreditam na ampliação de recursos técnicos como forma de aprimoramento e crescimento para lidar com os desafios da área. Com um roteiro claro e objetivo, o livro foi dividido em duas partes para melhor utilização pelos profissionais:
Parte I - Referencial teórico básico para quem pretende trabalhar com dependência química e com grupos, por meio de uma revisão geral sobre Aspectos Básicos de Grupo no Tratamento da Dependência Química; Funcionamento da Abordagem Grupal e Importância e Aplicabilidade da Dinâmica de Grupo em uma Abordagem Grupal.
Parte II -Consiste na aplicação e procedimentos das dinâmicas de grupo propriamente ditas, com a descrição clara e concisa das atividades segundo o roteiro abaixo:
- Objetivo- Permite ao profissional visualizar as metas a serem alcançadas com a dinâmica relacionando os objetivos propostos no tratamento, bem como as necessidades e o momento do próprio grupo.
-Número de Pessoas -Trata-se de uma recomendação, sendo determinante a peculiaridade de cada serviço e de cada profissional.
-Tempo de Duração -Orienta o profissional sobre como planejar seu trabalho para aplicação e execução da dinâmica de grupo.
-Material Necessário -Descrição dos materiais de modo a facilitar o preparo prévio e a execução da dinâmica de grupo.
-Procedimento -Explica passo a passo como a dinâmica deve ser desenvolvida, atrelando aspectos relacionados à dependência química que podem ser explorados.
-Dicas das Autoras -Trata-se de uma sessão que fornece orientações sobre estágio de tratamento ou tipos de grupo que podem se beneficiar da dinâmica proposta, bem como sugestões para adaptação ou ampliação do conteúdo a ser abordado.
Editora: Roca
Autor: NELIANA BUZI FIGLIE & DENISE GETULIO DE MELO & ROBERTA PAYA
Origem: Nacional
Ano: 2004
Número de páginas: 298

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Boas até que enfim...

Pra alegrar a semana um pouco, gostaria de compartilhar que felizmente por mais um tempinho teremos médico psiquiatra... bons frutos das conversas com a gestão? Espero que sim...

Também aproveito pra agradecer todos que colaboraram para que a 4ª Edição dos Jogos de Integração de Saúde Mental fosse um sucesso!!

O dia 06 de novembro com certeza ficará marcado como um dia de união e de superação de obstáculos, pois apesar da chuva, das coisas resolvidas de última hora e da exaustão que tudo isso trouxe, o sorriso no rosto dos usuários e os elogios recebidos superam as frustrações e dao forças para que no ano que vem façamos tudo de novo!!

Até a 5ª Edição pessoal, espero que mais organizada e com mais participação e envolvimento!!

Abraços...

Angela Meincke Melo

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Chateada...

Não bastasse o que já vem acontecendo com a saúde mental do município ainda recebo duas más notícias neste finds...

Primeira:
O psiquiatra do CAPS Prado Veppo, que cumpre horas no CAPS ad também, pretende pedir exoneração nas próximas semanas.
*Espero que não ocorra isso, mas com o péssimo salário que é pago e com as equipes incompletas, não é de se admirar que percamos bons profissionais!

Segunda:
Não passamos (CAPS Prado Veppo e CAPSi) pra próxima fase do concurso "Loucos pela diversidade", e no desânimo em que me encontro, não vejo nem meios de recorrer.
*Enfim, nem só de flores que se vive, né?

E nesse dia funesto, dou meus pêsames para nós, que ainda continuamos lutando para tentar fazer as rodas girarem...
Desculpem o péssimo humor, mas não dá pra deixar de se indignar...

Abraços,

Angela.